Famílias brasileiras valorizam escolas que ensinam valores socioemocionais

Em um cenário educacional em constante evolução, as expectativas das famílias brasileiras estão mudando. Mais do que excelência acadêmica, os pais buscam instituições que promovam o desenvolvimento integral dos alunos, incluindo competências socioemocionais essenciais para a vida em sociedade.

Um estudo global realizado pelo Center for Universal Education (CUE), da Brookings Institution, com apoio da consultoria Vozes da Educação, revelou que, no Brasil, 61% dos pais preferem escolas que priorizam o desenvolvimento socioemocional dos alunos, incluindo habilidades como empatia, autoconhecimento e habilidades sociais.

Embora 53% ainda considerem o preparo acadêmico para o ensino superior como função principal da escola, a maioria reconhece o valor de uma formação mais ampla, que prepare os estudantes para lidar com os desafios da vida em sociedade.

A importância das competências socioemocionais

As competências socioemocionais, como empatia, resiliência e habilidades de convivência, são fundamentais para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do mundo moderno. Escolas que incorporam essas habilidades em seu currículo contribuem para a formação de indivíduos mais equilibrados e socialmente responsáveis.

Conclusão

A crescente valorização das competências socioemocionais, pelas famílias brasileiras, indica uma mudança significativa nas expectativas em relação à educação. Escolas que reconhecem e incorporam essas habilidades em seu projeto pedagógico não apenas atendem às demandas atuais, mas também contribuem para a formação de uma sociedade mais empática e resiliente.

Referências: Pelo Mundo DF

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